terça-feira, 11 de novembro de 2008

O velho Chico na tela

"Dizem que se um dia você beber da água do Rio São Francisco, não poderá mais esquecê-lo e sempre retornará....Há duas formas de viver esse privilégio: compartilhando-o com os que já conhecem ou apresentando-o ao maior número de pessoas para que também passem a conhecer a profunda, peculiar e vasta cultura desse lugar." Marcus Vinicius Cézar

Embora não tenha atingido ao maior número de pessoas desejado, já que Espelho D'Água, quando lançado teve apenas 18.096 espectadores, a proposta inicial do diretor Marcus Vinicius Cézar não deixou de ser cumprida, pois o filme é um convite para querer mergulhar na rica cultura do Rio São Francisco. Por isso não posso deixar de comentar aqui no cinebrasileiral essa obra.

Ficha técnica:

Título Original:
Gênero: Drama
Duração: 105 minutos
Lançamento (Brasil): 2004
Distribuição: Copacabana Filmes
Direção: Marcus Vinícius Cezar
Roteiro: Marcus Vinícius Cezar, Lara Francischetti e Yoya Wursh.
Atores Principais: Carla Regina, Fábio Assunção, Francisco Carvalho, Regina Dourado, Aramis Trindade, Charles Paraventi e Severo D' Acelino


Um filme que além de encantar e divertir apresenta a magia das margens do Rio São Francisco e a beleza natural e cultural da região. Assim poderia ser definido Espelho d’água - Uma Viagem no Rio São Francisco.
Aparentemente, temos a sensação de que o filme é apenas uma obra romântica que apresenta a história de um fotógrafo, Henrique, interpretado por Fabio Assunção, longe de sua namorada, Celeste (Carla Regina). Contudo é possível perceber que Espelho d’ água não se trata de um mero romance, já no início, quando um dos moradores questiona o fato de nas fotos o rio estar brilhando embora o mesmo não ocorresse por baixo do espelho d’ água. A partir daí, o fotógrafo reflete sobre o seu trabalho e, na busca por novas imagens, sofre um acidente. Celeste começa então a sair em busca de Henrique, percorrendo o Rio São Francisco.
Em meio a essa procura há a junção entre ficção e documentário e são apresentadas a cultura do local por meio dos personagens Abel ( Francisco Carvalho) e Penha (Regina Dourado) que exemplificam os costumes, as tradições e a religiosidade da população ribeirinha através de romarias, festas populares e o ato de jogar cabaça no rio para alcançar uma graça. Além disso, a história do filme é envolta em lendas da região, tais como, Curupira, Minhocão, Bicho d’água e Pisadeira e, ao mesmo tempo, faz-se uma contraposição da visão de Celeste, como turista, com a da população ribeirinha quanto aos mitos presentes no imaginário popular.
Outros pontos fortes do filme são a fotografia de José Tadeu Ribeiro e a trilha sonora de Naná Vasconcelos, ambas premiadas. Todos os elementos unidos acabam permitindo que assistir Espelho d’água seja uma maneira de realizar uma viagem ao velho Chico. Por isso, vale a pena garimpar nas locadoras para ter a oportunidade de assistir a rica cultura brasileira na tela.

Principais Premiações:
- Melhor Ator Coadjuvante (Francisco Carvalho) e Melhor Atriz Coadjuvante (Regina Dourado). no CINEPE (2004).
- Melhor Fotografia e Melhor Som - Prêmio TAM no 8º Festival de Cinema de Miami.


4 comentários:

Rebêlo disse...

Oi, Sabrina. Bacana o seu post sobre o São Francisco, ainda há tanto para ser dito. Cheguei aqui por causa do link que você colocou para meu site, com a reportagem sobre cinema para a população ribeirinha.

Gabi Maciel disse...

As cenas do filme devem ser de encher os olhos com a beleza da região, ne?
O problema maior é achar uma locadora que tenha esse filme...já que elas privilegiam o cinema hollywoodiano! tsc tsc tsc
parabéns pelo post sabrina=D

Débora Bravo disse...

Ê Sabrinaaa! Não lembrava que seu blog era sobre cinema brasileiro. Eu adooro filme nacional e super me animei pra procurar "Espelho D'água" na locadoura, será que tem aqui em Viçosa???? Muito bom o texto.
Beiijos.

Carlos d'Andréa disse...

Sabrina, esta lista pode render uma boa repércussão:
http://www.rafael.galvao.org/2008/11/nos-cagamos-para-limite-os-25-melhores-filmes-brasileiros-de-acordo-com-galvao-biajoni/
Abs, Carlos