sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Central do Brasil

Já que comecei falando de filmes premiados, não posso deixar de colocar no cinebrasileiral, Central do Brasil, uma produção que, ao ser destaque no exterior, fez com que a mídia ao menos se voltasse para o cinema brasileiro e mostrasse a qualidade do que era até então produzido no nosso cinema.

Ficha técnica:

Título original: CENTRAL DO BRASIL
Lançamento: Brasil-1998
Direção: Walter Salles
Roteiro: Marcons Bernstein e João Emanuel Carneiro
Gênero: Drama
Duração: 113 minutos.

Elenco principal: Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra,Othon Bastos, Matheus Nachtergaele, Soia Lira, Otávio Augusto, Caio Junqueira e Stella Freitas.


Sinopse:

Central do Brasil apresenta a história de Dora (Fernanda Montenegro) uma professora que escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. As histórias que ela ouve e transcreve, são normalmente, de uma população migrante nordestina, que tenta manter os laços com os parentes e o passado.
Uma das clientes de Dora é Ana que vem escrever uma carta com seu filho, Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Dora, mesmo tendo relutado, acolhe o menino, e, na busca para encontrar o pai dele, no interior do Nordeste, é construída uma bela amizade entre os personagens que antes eram meros desconhecidos.


Central do Brasil é um exemplo de filme que elege o rural, o interior do Brasil, como a verdadeira face do país, e contrasta o urbano com o rural. A personagem Dora é a representação desse contraste. No início do filme, isto é, quando está inserida no ambiente individual e conturbado do urbano, Dora parece ser insensível e mal-humorada e a medida em que se aproxima do meio rural, a personagem vai adquirindo sensibilidade, deixando de trapacear e mostrando um grande afeto que parecia não existir mais nela. É como se o filme, através de Dora, nos apontasse o caos, a frieza do meio urbano, onde tudo parece dar errado, mas mesmo assim, é o lugar que recebe a massa de migrantes nordestinos em busca de melhores oportunidades. Ao mesmo tempo, também nos é demonstrada a reconquista da identidade, tanto de Josué quanto de Dora, a partir do momento em que se adentra no interior do país.


Principais Premiações:


- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e foi indicado na categoria de Melhor Atriz em Drama.

- Ganhou o Urso de Ouro de Melhor Filme, o Urso de Prata de Melhor Atriz (Fernanda Montenegro) e Prêmio Especial do Júri, no Festival de Berlim.

- Recebeu 2 indicações ao Oscar: Melhor Atriz (Fernanda Montenegro) e Melhor Filme Estrangeiro.


Curiosidades:

- Central do Brasil foi o primeiro trabalho como ator de Vinícius de Oliveira. Walter Salles o conheceu enquanto o menino trabalhava como engraxate e o convidou para fazer um teste. Nos testes Vinícius superou mais de 1500 outros concorrentes ao papel.

- Quando Fernanda Montenegro se posicionou para as filmagens na Central do Brasil algumas pessoas de fato se aproximaram dela pedindo que escrevesse cartas. Algumas dessas cenas foram incorporadas ao filme.

- A música de "Central do Brasil" foi composta por Antonio Pinto e Jaques Morelenbaum, os dois prepararam uma trilha em que os instrumentos clássicos vão sendo substituídos por instrumentos nordestinos a medida que os dois personagens se aproximam de seu destino. Uma das mais belas melodias do filme, "Toada e Desafio" , é do grande compositor pernambucano Capiba.


A beleza e emoção despertadas pelo casamento entre imagem e trilha podem ser observadas na última cena do filme.



Nenhum comentário: